ODDWORLD foi sempre um dos clássicos do PC, tanto que até teve versão para o PLAYSTATION. Depois dos dois primeiros o universo não apresentava nada a algum tempo... fãs tristes começaram a surgir, até que em 2011 foi anunciado o Munch's Oddysee, sequência direta do Abe's Exoddus. Originalmente seria para o Playstation 2, porém acabou virando uma exclusividade do XBOX (o primeiro) e agradou a muitos, menos os possuidores de Play2 (que acabaram virando a maioria na geração^^)
Neste capítulo ABE se aventura em um mundo 3D, novas e excitantes formas de jogabilidade apareceram no horizonte! Claro que umas idéias foram boas e outras tiraram o charme anterior da série, vamos explicar abaixo. Para quem jogou os dois primeiros, este título enquanto reforça o estilo, também o reinventa, algo que pode até desagradar alguns!
Mudanças para melhor:1) Olha! Caso não tenha percebido o game apresenta o nome MUNCH, mas quem é esse? Munch é uma criatura anfíbia que foi escolhida pelos figurões para virar o novo tipo de almoço da vez! Toda sua espécie está entrando em extinção e você se vê sozinho nas águas, cabe ao 'sangue gelado' salvar a você mesmo e toda sua espécie! Ou seja, controlando Abe e Munch, o jogador deve usar as suas habilidade únicas para passar pelo desafios.
2) Novos personagens e variações dos antigos aparecem, deixando o título mais rico e novo ao olho dos que já jogaram.
3) Todos são controláveis por ABE! Você pode basicamente entrar em quase qualquer criatura que estiver no mapa, até aquelas que não podiam antes, dando aquele gostinho do "sempre quis fazer isso".
4) ABE pode carregar mudukons, algo que é muito bom num caminho cheio de minas, deixando seu carma limpo! ^^
5) Presença de certos upgrades para os mudokons sendo resgatados. Eles não são mais inofensivos e covardes, podendo ser muito, muito úteis!
6) Facilitada na dificuldade, além de ajudar alguns jogadores não acostumados, facilita a sua vida... lembra no primeiro quando você tinha que salvar 10 mudokons e no último você morria e tinha que fazer tudo de novo? Bem isso não acontece aqui.
O que continua igual e tem que continuar por muito tempo:
1) O humor irreverente da franquia que faz você rir do trágico, ao mesmo tempo que se fala de algo sério. O humor é mostrado de maneira até ingênua, tem até um certo caráter de cartoon antigo, se é que me entendem ^^
2) Juntar forças e salvar seus amigos é marca registrada do título, é díficil, mas sem isso o game não teria graça, não é mesmo? Sendo que cada personagem tem resgates específicos para fazer.
3) Incorporar os bandidos com armas é sempre uma das coisas mais divertidas. Nada como usar os famigerados SLIGs para fazer um trabalho interno.
4) Tomar cuidado nas suas andanças nas fábricas para tentar salvar o máximo de personagens vivos, é! a inteligência tem que ser usada de novo no título, afinal você não quer que nínguem morra, né? O que definitivamente não fez o jogo ser um Pérola:1) A simplificação do GAMESPEAK nunca foi uma opção, mas isso acontece... as falas só são mais expressivas em Abe e Munch, todas as outras criaturas controláveis não tem relevância. Algumas só fazem um barulhinho, sligs só xingam os outros e glukkons só ficam se gabando. Péssima mudança que tira um dos grandes diferenciais da franquia.
2) Spooce! Frutinha nova que, em tese, é a base dos poderes de ABE... Você tem que caçá-las para abrir certas portas, melhorar os mudokons que está salvando e usar sua meditação controladora. Nhá!
3) A meditação não é mais tão livre como outrora, agora a meditação consome spooce e acontece com a materialização de uma orbe. Quanto mais spooce dado, mais tempo ela resiste para você achar até seu alvo. A orbe é tão materializa que é quase um personagem: ela pula!
4) Falta do fator stealth dos outros... não existem áreas escuras, você deve tomar cuidado sim... mas nada que não dê para passar!
5) Dificuldade amenizada, mesmo com você tentando salvar todos o game é mais fácil... nada como os pepinos que você encontrava nos primeiros títulos para resolver. O jogo corre fácil e solto, algo bom para aqueles que não curtem dificuldades altas num belo jogo... pena que denigre o charme dele.
6) A atmosfera foi prejudicada por talvez o pouco poderio gráfico do console, não há jogadas de luz. Isso faz com que, somanda outras adições (como marcadores de posição e setas), o jogo se pareça muito com um jogo, não fazendo com que você sinta está numa fábrica de fato.
Gente, para os fãs é essencial! Pros de primeira viagem não é tão bom como os primeiros não, mais quem não sabe lhe dá curiosidade para jogá-los? Falando a verdade o game é ótimo, mas a sombra dos antecessores apaga seu brilho. Se puder jogue que não se arrependerá! Na verdade o pior pecado do game mesmo é não ser tão ambicioso como os outros, mas quem sabe você não discorda de mim, não é?
Até a próxima!!!
Neste capítulo ABE se aventura em um mundo 3D, novas e excitantes formas de jogabilidade apareceram no horizonte! Claro que umas idéias foram boas e outras tiraram o charme anterior da série, vamos explicar abaixo. Para quem jogou os dois primeiros, este título enquanto reforça o estilo, também o reinventa, algo que pode até desagradar alguns!
Mudanças para melhor:1) Olha! Caso não tenha percebido o game apresenta o nome MUNCH, mas quem é esse? Munch é uma criatura anfíbia que foi escolhida pelos figurões para virar o novo tipo de almoço da vez! Toda sua espécie está entrando em extinção e você se vê sozinho nas águas, cabe ao 'sangue gelado' salvar a você mesmo e toda sua espécie! Ou seja, controlando Abe e Munch, o jogador deve usar as suas habilidade únicas para passar pelo desafios.
2) Novos personagens e variações dos antigos aparecem, deixando o título mais rico e novo ao olho dos que já jogaram.
3) Todos são controláveis por ABE! Você pode basicamente entrar em quase qualquer criatura que estiver no mapa, até aquelas que não podiam antes, dando aquele gostinho do "sempre quis fazer isso".
4) ABE pode carregar mudukons, algo que é muito bom num caminho cheio de minas, deixando seu carma limpo! ^^
5) Presença de certos upgrades para os mudokons sendo resgatados. Eles não são mais inofensivos e covardes, podendo ser muito, muito úteis!
6) Facilitada na dificuldade, além de ajudar alguns jogadores não acostumados, facilita a sua vida... lembra no primeiro quando você tinha que salvar 10 mudokons e no último você morria e tinha que fazer tudo de novo? Bem isso não acontece aqui.
O que continua igual e tem que continuar por muito tempo:
1) O humor irreverente da franquia que faz você rir do trágico, ao mesmo tempo que se fala de algo sério. O humor é mostrado de maneira até ingênua, tem até um certo caráter de cartoon antigo, se é que me entendem ^^
2) Juntar forças e salvar seus amigos é marca registrada do título, é díficil, mas sem isso o game não teria graça, não é mesmo? Sendo que cada personagem tem resgates específicos para fazer.
3) Incorporar os bandidos com armas é sempre uma das coisas mais divertidas. Nada como usar os famigerados SLIGs para fazer um trabalho interno.
4) Tomar cuidado nas suas andanças nas fábricas para tentar salvar o máximo de personagens vivos, é! a inteligência tem que ser usada de novo no título, afinal você não quer que nínguem morra, né? O que definitivamente não fez o jogo ser um Pérola:1) A simplificação do GAMESPEAK nunca foi uma opção, mas isso acontece... as falas só são mais expressivas em Abe e Munch, todas as outras criaturas controláveis não tem relevância. Algumas só fazem um barulhinho, sligs só xingam os outros e glukkons só ficam se gabando. Péssima mudança que tira um dos grandes diferenciais da franquia.
2) Spooce! Frutinha nova que, em tese, é a base dos poderes de ABE... Você tem que caçá-las para abrir certas portas, melhorar os mudokons que está salvando e usar sua meditação controladora. Nhá!
3) A meditação não é mais tão livre como outrora, agora a meditação consome spooce e acontece com a materialização de uma orbe. Quanto mais spooce dado, mais tempo ela resiste para você achar até seu alvo. A orbe é tão materializa que é quase um personagem: ela pula!
4) Falta do fator stealth dos outros... não existem áreas escuras, você deve tomar cuidado sim... mas nada que não dê para passar!
5) Dificuldade amenizada, mesmo com você tentando salvar todos o game é mais fácil... nada como os pepinos que você encontrava nos primeiros títulos para resolver. O jogo corre fácil e solto, algo bom para aqueles que não curtem dificuldades altas num belo jogo... pena que denigre o charme dele.
6) A atmosfera foi prejudicada por talvez o pouco poderio gráfico do console, não há jogadas de luz. Isso faz com que, somanda outras adições (como marcadores de posição e setas), o jogo se pareça muito com um jogo, não fazendo com que você sinta está numa fábrica de fato.
Gente, para os fãs é essencial! Pros de primeira viagem não é tão bom como os primeiros não, mais quem não sabe lhe dá curiosidade para jogá-los? Falando a verdade o game é ótimo, mas a sombra dos antecessores apaga seu brilho. Se puder jogue que não se arrependerá! Na verdade o pior pecado do game mesmo é não ser tão ambicioso como os outros, mas quem sabe você não discorda de mim, não é?
Até a próxima!!!
O Frabricante cagou o Jogo o que da na cabeça deses desenvolvedores, jogo 2D é 2D os titulos passados foran bons porque é 2D só por que é novo tem que ser 3D aff me bota ai dentro que eu mostro a eles como fazer um Otimo jogo tudo em 2D
ResponderExcluirEu acho q isso resulta da imposição da época em que a indústria se situa... por exemplo, hoje todos os jogos 'tem' que ter multiplayer ou alguma outra funcionalidade on-line. Porém, isso as vezes é decepcionante e não se encaixa com o produto final.
ResponderExcluirTambém acho que jogos deveriam ser bem feitos, sejam eles 3D ou 2D, on-line ou off-line, multiplayer ou singleplayer; desde que a experiência seja algo divertido, não precisam necessariamente aderir à modismos que não se encaixam! Infelizmente temos milhares de exemplos destes, não só no mundo gamer.
Obrigado pela participação!