Estamos voltando! Com cara nova e novas ideias!

Você que curte nosso Blog: leia, comente, participe e deixe sugestões! Precisamos de seu retorno para que possamos crescer e melhorar para vocês, leitores!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Pérolas: Oddworld Abe's Oddysee / Oddworld Abe's Exoddus


Olá, gente! Nas loucuras do STEAM eu consegui nada mais, nada menos que comprar [baratinho] a ODDBOX!!! Para quem não sabe o pacote é uma copilação dos 4 primeiros títulos da Oddworld Inhabitants, sendo que os dois últimos nunca haviam sido lançados para PC antes. Mas neste post falaremos dos dois primeiros, lançados em 1997 e 1998 para os computadores.

No primeiro, o ODDYSEE, você é o mudokon ABE e é inclusive o funcionário do ano! Uau! O que não quer dizer que sua empresa está nas melhores, as comidas a base de scrabs e piramites estão mais díficeis de serem feitas a cada ano e a indústria está entrando em colapso, até que.... Algum doce, New'n Tasty, aparece nas propagandas da empresa, será esta a salvação?




Você passando tranquilinho ouve a conversa da diretoria que está se reunindo para verificar a situação... Uma solução parece ter sido encontrada, o New'n Tasty é feito de mudokons e.... MUDOKONS!!! OH, MEU DEUS!!! Precisa fugir! Precisa se salvar! Precisa salvar seus 'irmãos'! Aí que começa o jogo...

Já no segundo, o EXODDUS, você ainda é ABE, só que os Glukkons (os chefões das empresas) estão fazendo outra atrocidade... Em cemitérios de mudokons, as ossadas estão sendo garimpadas por mudokons escravos cegos! Os esqueletos ancestrais são matéria-prima para um tipo de bebida que são servidas para os próprios trabalhadores mudokons, que são na prática escravizados para bebê-la (mais ou menos os humanos com refrigerantes ^^). Cabe ao heróico ABE tentar salvar a pele de mais alguns mudokons e de salvar o que resta de seus ancestrais.

Ambos os jogos são semelhantíssimos entre si, o que os torna agrupáveis numa mesma análise. Um dos diferenciais dos jogos na época foi o chamado GAMESPEAK, conjunto de falas que cada espécie pode trocar com os seus semelhantes, algo que trazia novos e inovadores meios de interação e jogabilidade. A base inteira do jogo são estas falas, onde você tem que resolver quebra-cabeças para conseguir salvar o máximo de mudokons possíveis do extermínio (tanto no resgate como de ficar nas fábricas).

Outro detalhe interessante é a possibilidade de em ambos os títulos existirem criaturas que podem ser possuídas pela meditação de ABE, estas podem depois conversar com outras, matar outras, dar ordens. Característica bem divertida de jogabilidade! Há até um quê de stealth, já que você deve passar pela segurança das fábricas para salvar o máximo de mudokons possíveis.

O estranho mundo de ODDWORLD é rico e mortal. Criaturas selvagens, guardas brutais, minas, objetos que caem, entre outros, fazem o ato de cumprir sua missão, e até viver, algo meio díficil, nada que um pouco de treino e cuidado não resolvam!

O título tem umas pontadas de grotesco e humor característico o que o fazem indispensável para todos que curtem um bom game e um universo rico, único e vibrante. Uma experiência sem igual e recomendada para todos!
Até, estranhamente, a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário