Estamos voltando! Com cara nova e novas ideias!

Você que curte nosso Blog: leia, comente, participe e deixe sugestões! Precisamos de seu retorno para que possamos crescer e melhorar para vocês, leitores!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Gênios dos Games: Peter Molyneux


Gente, 'cabei de voltar da praia e farei algo que à algum tempo o Holy Warz está me devendo e não fez, vou fazer eu mesmo! =D Voltando com a categoria Gênios dos Games falaremos de uma carinha que é muito famoso por exagerar, e muito, ao falar de seus games, criando uma overhype de seus principais títulos.

Em minhas pesquisas eu descobri que, bem no comecinho de sua carreira, o inglês Peter Molyneux não teve muito sucesso com seus produtos, seu primeiro jogo foi The Entrepreneur. Jurando que iria ser um sucesso ele até aumentou sua caixa de correio para tantas cartas que viriam.... mais errado seria impossível, já que o jogo teve 2 pedidos (um suspeita-se que era da mãe!).




Sem fama alguma, ele desenvolveu um sistema de gerenciamento de dados para o antigo computador Amiga, que teve um considerável sucesso. Com o dinheiro recebido ele inaugurou a Bullfrog Productions em 1987 com 28 anos, empresa na qual ele começou a receber algum feedback verdadeiro dos fãs no mundo exterior. Foi nesta empresa que ele fez o famoso Populous, um precursor dos chamados god games, gênero de estratégia em que você é uma entidade com grande influência, mas sem poder direto sobre a vida artificial.

Molyneux passou por algumas outras empresas depois que a Bullfrog foi comprada pela EA, onde ainda trabalhou por um tempo, como a Lionhead Studios (1997) que foi comprada pela Microsoft em 2006. Hoje o Molyneux é Diretor Criativo da Microsoft Game Studios e é uma das figuras mais proeminentes do mundo dos games, mas nada que o impeça de envolver-se com a produção de títulos da Lionhead.

Pela extensa gama de títulos com seus nome envolvido, eu falarei apenas dos mais famosos, sendo apenas imagens das primeiros versões dos primeiros títulos:

1) Populous (Bullfrog) - 1989 Tido como muitos o primeiro god game para PC, foi bem famoso em sua época e, de certo modo, revolucionou o mundo dos games. Nele você é uma divindade que deve guiar a população de acordo com sua doutrina de modo a 'ganhar' de uma entidade 'inimiga'. O título possui continuações, pacotes de expansão e até um spin-off, até que em 2008 foi lançado uma versão para DS que permite uma jogatina wireless com 4 jogadores.

2) Theme Park (Bullfrog) - 1994Jogo de construção e administração de parque de diversão, que foi lançado 5 anos antes do mais famoso RollerCoaster Tycoon. Ganhou algumas versões depois, mas a série acabou sumindo, para aqueles que desejarem experimentar eu recomendo a versão em 3D, procurem que é bem divertida. Ainda teve um sucessor temático, Theme Hospital.

3) Dungeon Keeper (Bullfrog) - 1997 Jogo de estratégia em que você constroe catacumbas que serão o seu covil! Você deve construí-las ao mesmo tempo que evita os hérois controlados pelo computador que visam suas riquezas acumuladas e matam vários monstros. Foi bem visto pela crítica e jogadores, o que fez com que o jogo recebesse 1 continuação, já que a outra foi cancelada. Em 2008, um MMO inspirado neste universo foi lançado exclusivamente para os gamers asiáticos.

4) Black & White (Lionhead) - 2001Grande título! God game baseado na concepção nórdica de deuses, em que seu poder é proporcional ao número de seguidores, portando toda o game circula nesta disputa dentre deuses. Diferenciais do título são o multiplayer em rede (algo que a sequência não tem), é o único do gênero que possue um pet game incluso, em que uma criatura a escolha pode ser escolhida e suas proporções colossais usadas para o bem ou para o mal, sendo que ela aprende o que o jogador deseja e, neste primeiro título apenas, há um sistema de combate singular entre criaturas. Tanto o primeiro como o segundo tem prós e contras, sendo recomendadíssimos.

5) Fable (Lionhead) - 2004 Série mais recente que revolucionou (não tanto quanto o criador falava) a liberdade dos games modernos. Finais abertos e liberdade de ação permeiam todo o título, existe uma história fixa porém os meios de acabá-la são diversos. Este RPG de ação ainda gerou duas continuações, algo que me fez (confesso) a ficar com raiva de Molyneux: os jogo 1 e 3 tem versão ao PC, a 2 tem só pro XBOX... Detalhe a parte, a série é recomendadíssima e apresenta uma aura singular! Com extensiva quantidade de conteúdo (resultado da liberdade prometida) ao gamer perseverante o jogo pode durar muitas e muitas horas!

Conhecido mais pelos seus god games e pela constante presença de bom e mal em seus títulos (salvo alguns com temáticas que não sustentariam isso, como Dungeon Keeper), o game designer é notável e merece destaque pelo que fez no cenário dos games. Você pode até não gostar do seu estilo, mas pelo menos uma conferida este Gênio merece.
Até a próxima!!!

Um comentário:

  1. Eu tava te devendo essa?Oo Nem lembrei cara! Mas você fez legal o seu texto!^^ E eu acho muito bom os trabalhos do Molyneux!

    ResponderExcluir