Lançado em 2004, o quinto episódio da cronologia oficial de Hideo Kojima incorpora a game-oteca do Play2 como um dos melhores da plataforma! Tendo muito dos elementos adicionados no episódio anterior, o jogo inova de novo e traz uma experiência que representa o maior salto relativo de toda a série até hoje, sendo um tipo de jogo diferente do que nos acostumamos com os outros!
Primeiramente, este jogo sai da cronologia dos eventos de Solid Snake, detentor dos eventos em Zanzibar Land e Shadow Moses, e parte para um contexto de Guerra Fria, nos anos 1960. Um cientista armamentista da União Soviética, Nikolai Stepanovich Sokolov, conseguiu escapar da metade soviética e passou a viver refugiado nos EUA. Depois de algum tempinho acontece o incidente famoso em que a URSS colocou mísseis em Cuba, país territorialmente próximo dos EUA, que é considerado um dos piores momentos da Guerra Fria e possível gatilho para um holocausto nuclear!
O impasse foi apenas resolvido com a retirado dos mísseis americanos da Turquia, ou é pelo menos o que a história de cobertura conta... na verdade os soviéticos queriam nada mais do que seu cientista Sokolov de volta. Assim, para impedir a guerra nuclear, os estadunidenses tiveram que dar a custódia do cientista para os inimigos e evitar uma desgraça em âmbito mundial!
Por isso, o codinome Naked Snake infiltra-se numa floresta para uma missão de resgate do tipo "você nunca esteve lá, se for pego, nós, americanos, não temos relação"... Não há reforço, não há apoio... uma missão de um homem só! Snake deve invadir território inimigo e resgatar o cientista, evitando um conflito maior, pois pense bem: por que os soviéticos iriam querer um cientista especialista em foguetes de novo? O futuro da Guerra Fria e do mundo está na mão de Snake!
Devo dizer que este é o jogo mais singular da série até agora. Mudando completamente o esquema antes visto, passa de um jogo de espionagem de instalações -lugares fechados- para de ambientes - lugares abertos-, não que não existam instalações. Com as novidades implementadas em MGS2, a Kojima Productions fez um ótimo trabalho criando todo uma nova gama de opções em vista ao novo contexto de jogabilidade presente na aventura!
Como em nenhum outro título, o contexto é de sobrevivência e assim, você deve agir com tal necessidade: equipamentos antigos; silenciadores que deterioram; barra de estamina que necessita de alimentação regular; sistema de caçar; menu especial para tratar de envenenamentos, feridas, fraturas e queimaduras; sistema de camuflagem para se adequar ao ambiente que está se tentando penetrar; sistema de peso nos objetos equipados e limites para quantidade de coisas a se carregar de cada vez; todos esses são alguns exemplos das adições feitas na obra.
Tudo isso deve ser pensado e mudado de acordo com a região e condições ambientais, ainda mais porque o radar (tecnologia de ponta nos títulos dos anos 2000) não existe nesta época, e assim você deve ser ainda mais cauteloso e controlar a câmera com cautela, para de cada ângulo, escapar dos olhos inimigos e cumprir suas ordens. Mas nada que suas técnicas em CQC -sigla em inglês para combate próximo- não resolvam em ultima instância, sendo que o repertório de movimentos é o maior até agora, te salvando em diversas situações diferentes, quando você os domina, claro!
Relacionado com a arte gráfica do jogo, apesar te der sido lançada para a mesma plataforma que o anterior (PS2), tem um grande salto pelo tamanho de elementos ao mesmo tempo na tela. Folhagens, árvores e animais estão a todo o momento na tela, se mexendo e indo de um lado pra outro; sem dúvida um dos mais belos títulos do clássico console da Sony!
A palheta de cores usada também foi escolhida para dar uma impressão de eventos antigos, algo que se torna muito convincente, pelo modo aprimorado que o jogo se apresenta, em relação aos seus antecessores. A unica coisa a reclamar da remasterização é certa instabilidade gráfica em certos momentos, geralmente envolvendo água, poeria e intensa iluminação, mas nada que atrapalhe a experiência!
Batalhas míticas contra chefes, um pouco de taradice, grande senso de humor, escolhas de narrativa épicas e ótima diversão estão presentes neste pacote, que tem a marca indistinguível de Hideo! Uma grande quantidade de destraváveis e a possibilidade de jogar o primeiro e o segundo jogo de MSX fazem parte da edição (que é baseada na edição especial Subsistence do jogo), dando uma grande oportunidade para aqueles que querem saber mais da saga de Snake.
Vale destacar que tanto a sequência Metal Gear Solid 4: Guns of The Patriots e o Metal Gear Solid podem ser jogados na terceira geração do Playstation, respectivamente em disco e na PSN (ou jogo original pro PSOne). O único jogo da cronologia que não pode ser jogado na plataforma é a sequência direta de Snake Eater, Portable Ops, que deve ser jogada no PSP... estranho mesmo é que a sequência de Portable Ops, Peace Walker, está presente na coletânea e poderá ser jogada.
Com a possibilidade de se jogar 7 dos 8 principais títulos da série, eu recomendo a todos os detentores do Dark Knight à acompanhar esta saga! Desde os primeiros até os últimos, os jogos foram revolucionários e cabe a você, amante gamer, conhecer uma das maiores sagas já vista nos 'filmes interativos em que você controla os personagens' que, apesar de Para-medic dizer ao Snake que isto não seria uma espécie de magia, posso dizer que está bem perto! Melhor que todos os seus antecessores, Snake Eater merece uma conferida!
Até a próxima missão!!!
Tudo isso deve ser pensado e mudado de acordo com a região e condições ambientais, ainda mais porque o radar (tecnologia de ponta nos títulos dos anos 2000) não existe nesta época, e assim você deve ser ainda mais cauteloso e controlar a câmera com cautela, para de cada ângulo, escapar dos olhos inimigos e cumprir suas ordens. Mas nada que suas técnicas em CQC -sigla em inglês para combate próximo- não resolvam em ultima instância, sendo que o repertório de movimentos é o maior até agora, te salvando em diversas situações diferentes, quando você os domina, claro!
Relacionado com a arte gráfica do jogo, apesar te der sido lançada para a mesma plataforma que o anterior (PS2), tem um grande salto pelo tamanho de elementos ao mesmo tempo na tela. Folhagens, árvores e animais estão a todo o momento na tela, se mexendo e indo de um lado pra outro; sem dúvida um dos mais belos títulos do clássico console da Sony!
A palheta de cores usada também foi escolhida para dar uma impressão de eventos antigos, algo que se torna muito convincente, pelo modo aprimorado que o jogo se apresenta, em relação aos seus antecessores. A unica coisa a reclamar da remasterização é certa instabilidade gráfica em certos momentos, geralmente envolvendo água, poeria e intensa iluminação, mas nada que atrapalhe a experiência!
Batalhas míticas contra chefes, um pouco de taradice, grande senso de humor, escolhas de narrativa épicas e ótima diversão estão presentes neste pacote, que tem a marca indistinguível de Hideo! Uma grande quantidade de destraváveis e a possibilidade de jogar o primeiro e o segundo jogo de MSX fazem parte da edição (que é baseada na edição especial Subsistence do jogo), dando uma grande oportunidade para aqueles que querem saber mais da saga de Snake.
Vale destacar que tanto a sequência Metal Gear Solid 4: Guns of The Patriots e o Metal Gear Solid podem ser jogados na terceira geração do Playstation, respectivamente em disco e na PSN (ou jogo original pro PSOne). O único jogo da cronologia que não pode ser jogado na plataforma é a sequência direta de Snake Eater, Portable Ops, que deve ser jogada no PSP... estranho mesmo é que a sequência de Portable Ops, Peace Walker, está presente na coletânea e poderá ser jogada.
Com a possibilidade de se jogar 7 dos 8 principais títulos da série, eu recomendo a todos os detentores do Dark Knight à acompanhar esta saga! Desde os primeiros até os últimos, os jogos foram revolucionários e cabe a você, amante gamer, conhecer uma das maiores sagas já vista nos 'filmes interativos em que você controla os personagens' que, apesar de Para-medic dizer ao Snake que isto não seria uma espécie de magia, posso dizer que está bem perto! Melhor que todos os seus antecessores, Snake Eater merece uma conferida!
Até a próxima missão!!!
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