Estamos voltando! Com cara nova e novas ideias!

Você que curte nosso Blog: leia, comente, participe e deixe sugestões! Precisamos de seu retorno para que possamos crescer e melhorar para vocês, leitores!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vale Conferir: Metal Gear 2 - Solid Snake


Depois de retirar dos meandros da história dos videogames o lendário jogo que começou a saga de Solid Snake, estou fazendo uma análise do segundo game lançado em 1990 para a mesma plataforma (mais jogando do que "análise", propriamente =D).




Como primeiras impressões temos pontos importantíssimos a destacar, o primeiro é que os três anos entre os desenvolvimentos fizeram uma diferença gigantesca no acabamento final da obra. Visualmente o jogo está bem mais bonito e detalhado, tanto os cenários como os personagens.

Os aspectos mais amplamente melhorados são referentes a jogabilidade do título: o famoso CRAWL foi adicionado, (quem não queria ver o Snake se rastejando por aí como só ele faz?); um HUD foi adicionado, muito semelhante aos dos próximos jogos em que o alarme os desativa e eles demoraram pra voltar, ou seja, alarmes vermelho e amarelo começaram aí;

Há um sistema de som estratégico: pisos fazem barulho, socos em parede fazem barulho... algo que pode ser usado para destrair os inimigos. Sem falar que 'problemas' corriqueiros em jogos antigos, como o entrar-e-sair-de-uma-tela-faz-tudo-voltar-como-era-antes, foram resolvidos, criando uma experiência mais realista.

Essas melhoras junto com as audiovisuais fizeram do título o primeiro verdadeiro esboço do que a série se tornaria no futuro, sendo um primeiro vislumbre de um dos maiores ícones da cultura gamer.

O começo da história é clássica, "Invada sorrateiramente essa base e ache [insira nome do refém aqui /ou/ insira o nome do objeto que mudará o rumo da história do planeta aqui], Snake!", porém torna-se muito melhor nessa versão melhorada da mecânica original. Você invade uma base militar em Zanzibar Land para resgatar o Dr. Kio Marv, que criou uma bactéria que fermenta petróleo de alta qualidade, nada mais perigoso do que vilões com fontes de energia em abundância em um mundo onde a inevitável escassez está cada vez mais próxima.

Com isso, Zanzibar Land pretende ganhar superioridade militar, através de armas nucleares e este novo meio de se extrair mais energia do petróleo está se desenhando um quadro inadmissível para o mundo. Assim o ex-FOXHOUND, Solid Snake, é mandado para estas terras hostis para tentar mais uma vez salvar à todos do perigo nuclear.

Com essas melhoras, prepare-se para lutas contra chefes míticos, reviravoltas intensas da narrativa, muita espionagem e muita comunicação por rádio, já que afinal a história torna-se o âmago da obra! Apenas um detalhe a se destacar é o clássico de Hideo: você precisa do manual ou caixa original para passar de certa parte; mas o pessoal da msxnet.org traduziu o manual para o inglês, ou seja, com apenas uma folheada, aquela parte insanamente fora do comum, passa tranquilin'.

O game é um prato cheio para aqueles que tem um alma nostálgica aos jogos antigos ou que também querem saber todas as nuances do incrível universo que Hideo Kojima preparou em sua carreira de game designer durante, pelo menos por enquanto, 25 anos e 4 gerações distintas de videogames. Esqueça seus preconceitos provenientes da geração ultra high definition e embarque na continuação da aventura de Solid Snake ciente das limitações da época e plataforma.
Até a próxima!!!

Um comentário:

  1. esse é clássico hein!?!
    Está na lista de jogos que ainda tenho que zerar, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir