Em 1964 nasce um dos mais revolucionários game designers de todos os tempos... Um rei dos adventures, Tim Schafer, fez clássico atrás de clássico, diga-se pelo menos que sempre ele está envolvido em obras memoráveis por um estilo único.
Hoje com 43 anos de idade, este insano criador começou sua carreira trabalhando com nada menos do que George Lucas (famoso por Star Wars) na empresa Lucas Arts, divisão destinada à games. Consta que sua entrevista por telefone foi terrível e cometeu certa gafe com o entrevistador, que ainda permitiu que ele enviasse seu currículo. Ele envia-o um, fazendo graça de si mesmo, creio que percebendo sua veia humoristica, a empresa resolveu afinal contratá-lo!
Após alguns trabalhos menores ele, ele conseguiu o trabalho de ser o escritor e programador da produção com tema de pirata mais conhecida de todos os gamers (os da antiga, que ignoram adaptações de Piratas do Caribe): o adventure O SEGREDO DA ILHA DOS MACACOS.
De acordo com o outro Gênio dos Games, Ron Gilbert (também escritor), ele chegou a fazer dois terços de todo o diálogo do game... algo que fez o jogo, com planos de ser sério, virar uma total comédia, puxada as vezes até para o nonsense. Após isso ele foi um colaborador na confecção de outro clássico Maniac Mansion: Day of The Tentacle, fez seu primeiro projeto sozinho Full Throttle, o grande jogo noir Grim Fandango; todos com a marca de George Lucas.
Depois de todo esses sucessos consecutivos, em 2000 ele sai e funda sua própria empresa Double Fine, onde fez o excelente Psychonauts, alguns jogos em flash e os mais recentes Brütal Legend, Costume Quest e Stacking. Sem dúvida, um mestre dos games, que merece tanto por seu grande passado como seu inovador presente ser conferido. Segue uma pequena lista de seus principais e melhores títulos, sendo que imagens são das primeiras versões:
1) The Secret Of Monkey Island (1990)
Clássico dos jogos de humor, onde o aspirante a pirata Guybrush Treepwood usa todas suas 'forças' para conseguir o título que tanto almeja e assim começa uma jornada de autodescobrimento e compreensão... Tá! Não é bem assim... eu não saberia descrever esta grande obra que ainda hoje, em sua versão HD, é tão engraçada quanto antes.... que mico! Hey!!! Olha! Um macaco de três-cabeças! (ação: tira galinha de plástico do bolso, arremessa no leitor, pega um barco e, mal se percebe, já está nas Bahamas)...... bilhete na galinha: JOGA LOGO, MANOW!
2) Maniac Mansion: The Day of Tentacle (1993)Sequência do jogo de comédia/terror Maniac Mansion (1985) de Ron Gilbert, cujo objetivo era parodiar os filme de Terror B que na época estavam em seu auge. Já a sequência é só uma comédia espaço temporal em que um Tentaculo Roxo, após ser infectado por uma poluição pra lá de tóxica, acaba tornando maligno e quer dominar o mundo!!! E cabe a uma trupe de amigos tentarem salvá-lo!
3) Full Throttle (1995)Primeiro título em que ele era o líder do projeto, primeiro voo solo dele! Conta a história de Ben, líder dos famosos Polecats, grupo de motoqueiros. A última empresa que fabrica as motocicletas, Corley Motors, tem seu presidente interessado na gangue, e procura-os para conversar. Durante a conversa, o vice-presidente entra e pede para trocar uma palavra com Ben... a sós! História cheia de intrigas, emoções, lutas e motos turbinadas que merece uma conferida por todos os fãs de adventures.
4) Grim Fandango (1998)Este primeiro jogo 3D de Schafer que junta a crença asteca do pós-morte, o estilo noir de filmes antigos, com a festividade tradicional dos mexicanos o Dia dos Mortos. Manny Cavallera só consegue 'clientes' ruins para serem 'coletados' algo que impede sua ascensão, enquanto um colega só sobe e sobe e sobe... cabe a você arranjar um jeito de conseguir fugir da demissão e realizar os sonhos de sua... bem... vida. De fato, um inusitado game!
5) Psychonauts (2005)Este aqui já foi comentado e não custa nada embasar que é um dos mais divertidos jogos que já joguei. Você controla Raz em um acampamento para treinar verdadeiros Psychonauts, espécie de agentes com avançados poderes mentais. Dito isto, você deve concluir seu treinamento enquanto resolve dezenas de problemas que vão aparecendo pelo enredo... grande game, com inteligentes quebra-cabeças e elaboração de níveis. Ah! Antes que me esqueça, repare que em uma das fases existe um mecanismo parecido com o de Mario Galaxy!
Gente, não estenderei muito não! A postagem foi só para dar vontade mesmo em vocês, para que tentem conferir o grande mestre.... perdão a pequena descrição dos títulos e da escolha pelos mais velhos, não que os novos não sejam bons, longe disso... é que os antigos sempre vão ficar na memória dos velhos e novos gamers de todo o mundo! Ah! Periga desta ser a postagem comemorativa das iminentes 3000 visitas, já que eu to meio sem tempo e sem idéias brotando na minha cabeça para uma discussão interessante... se tiver uma luz eu posto, senão fico devendo!
Até a próxima!!!
Hoje com 43 anos de idade, este insano criador começou sua carreira trabalhando com nada menos do que George Lucas (famoso por Star Wars) na empresa Lucas Arts, divisão destinada à games. Consta que sua entrevista por telefone foi terrível e cometeu certa gafe com o entrevistador, que ainda permitiu que ele enviasse seu currículo. Ele envia-o um, fazendo graça de si mesmo, creio que percebendo sua veia humoristica, a empresa resolveu afinal contratá-lo!
Após alguns trabalhos menores ele, ele conseguiu o trabalho de ser o escritor e programador da produção com tema de pirata mais conhecida de todos os gamers (os da antiga, que ignoram adaptações de Piratas do Caribe): o adventure O SEGREDO DA ILHA DOS MACACOS.
De acordo com o outro Gênio dos Games, Ron Gilbert (também escritor), ele chegou a fazer dois terços de todo o diálogo do game... algo que fez o jogo, com planos de ser sério, virar uma total comédia, puxada as vezes até para o nonsense. Após isso ele foi um colaborador na confecção de outro clássico Maniac Mansion: Day of The Tentacle, fez seu primeiro projeto sozinho Full Throttle, o grande jogo noir Grim Fandango; todos com a marca de George Lucas.
Depois de todo esses sucessos consecutivos, em 2000 ele sai e funda sua própria empresa Double Fine, onde fez o excelente Psychonauts, alguns jogos em flash e os mais recentes Brütal Legend, Costume Quest e Stacking. Sem dúvida, um mestre dos games, que merece tanto por seu grande passado como seu inovador presente ser conferido. Segue uma pequena lista de seus principais e melhores títulos, sendo que imagens são das primeiras versões:
1) The Secret Of Monkey Island (1990)
Clássico dos jogos de humor, onde o aspirante a pirata Guybrush Treepwood usa todas suas 'forças' para conseguir o título que tanto almeja e assim começa uma jornada de autodescobrimento e compreensão... Tá! Não é bem assim... eu não saberia descrever esta grande obra que ainda hoje, em sua versão HD, é tão engraçada quanto antes.... que mico! Hey!!! Olha! Um macaco de três-cabeças! (ação: tira galinha de plástico do bolso, arremessa no leitor, pega um barco e, mal se percebe, já está nas Bahamas)...... bilhete na galinha: JOGA LOGO, MANOW!
2) Maniac Mansion: The Day of Tentacle (1993)Sequência do jogo de comédia/terror Maniac Mansion (1985) de Ron Gilbert, cujo objetivo era parodiar os filme de Terror B que na época estavam em seu auge. Já a sequência é só uma comédia espaço temporal em que um Tentaculo Roxo, após ser infectado por uma poluição pra lá de tóxica, acaba tornando maligno e quer dominar o mundo!!! E cabe a uma trupe de amigos tentarem salvá-lo!
3) Full Throttle (1995)Primeiro título em que ele era o líder do projeto, primeiro voo solo dele! Conta a história de Ben, líder dos famosos Polecats, grupo de motoqueiros. A última empresa que fabrica as motocicletas, Corley Motors, tem seu presidente interessado na gangue, e procura-os para conversar. Durante a conversa, o vice-presidente entra e pede para trocar uma palavra com Ben... a sós! História cheia de intrigas, emoções, lutas e motos turbinadas que merece uma conferida por todos os fãs de adventures.
4) Grim Fandango (1998)Este primeiro jogo 3D de Schafer que junta a crença asteca do pós-morte, o estilo noir de filmes antigos, com a festividade tradicional dos mexicanos o Dia dos Mortos. Manny Cavallera só consegue 'clientes' ruins para serem 'coletados' algo que impede sua ascensão, enquanto um colega só sobe e sobe e sobe... cabe a você arranjar um jeito de conseguir fugir da demissão e realizar os sonhos de sua... bem... vida. De fato, um inusitado game!
5) Psychonauts (2005)Este aqui já foi comentado e não custa nada embasar que é um dos mais divertidos jogos que já joguei. Você controla Raz em um acampamento para treinar verdadeiros Psychonauts, espécie de agentes com avançados poderes mentais. Dito isto, você deve concluir seu treinamento enquanto resolve dezenas de problemas que vão aparecendo pelo enredo... grande game, com inteligentes quebra-cabeças e elaboração de níveis. Ah! Antes que me esqueça, repare que em uma das fases existe um mecanismo parecido com o de Mario Galaxy!
Gente, não estenderei muito não! A postagem foi só para dar vontade mesmo em vocês, para que tentem conferir o grande mestre.... perdão a pequena descrição dos títulos e da escolha pelos mais velhos, não que os novos não sejam bons, longe disso... é que os antigos sempre vão ficar na memória dos velhos e novos gamers de todo o mundo! Ah! Periga desta ser a postagem comemorativa das iminentes 3000 visitas, já que eu to meio sem tempo e sem idéias brotando na minha cabeça para uma discussão interessante... se tiver uma luz eu posto, senão fico devendo!
Até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário