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domingo, 6 de março de 2011

Pérolas: Machinarium


Quinta-feira eu já estava de volta, e sexta-feira, mal cheguei, já chamei o Death_Whisper, o Holy Warz e outro amigo da trupe para jogarem aqui em casa! Sim, sim! Temos que aproveitar o carnaval porque sei lá quando voltarei pra minha cidade e muito menos quando terá internet na cidade-moradia 2... sem falar que jogar é sempre bem-vindo, certo?

Em uma das conversas jogatinosas estavamos discutindo os ferradões de cada gênero de game, uma escolha minha pareceu surpreendê-los... para mim o Machinarium é um dos melhores, senão o melhor, point-and-click que já joguei!!! "Como assim? E o Monkey Island e mimimi?"...




Claro que eu não nego que a Ilha dos Macacos é um cláaassico irreverente da história dos games e dos adventures, não nego que ele é um dos mais engraçados que já pude jogar, não nego que a história é primorosa... Aliás ele está no meu altar de top games que já joguei!

Mas Machinarium se mostra um trabalho de mestre do grupo Amanita Design, que outrora já havia me surpreendido com o Samaroust 1 e 2 , sendo que também me surpreendeu enquanto eu fazia esta postagem: com o trailer do filme Kooky,o jogo educativo Questionaut e os jogos promocionais Rocketman e The Quest for the Rest! Uma coisa é certa, esses desenvolvedores têm estilo! Este estilo único faz de todas suas obras memoráveis e surpreendentes, umas mais, outras menos.

Toda a arte do game é feita a mão, resultando num das mais belíssimas experiências de games, já que tudo traz uma certa personalidade imbutida. Nuances do traço, efeitos de cor e divertidas animações, fazem do título um desenho vivo repleto de personagens carismáticos.

Além da direção de arte singular, temos outra característica presente em alguns de suas outras obras: a não utilização da linguagem verbal, ao invés disso este game em especial usa balões com um tipo de animação diferente para que você se intere no roteiro do título. Isto dá uma ar de cartoon antigo, onde o entendimento se dá pelo contexto, por reações dos personagens e, em casos mais complexos, um simplificado filminho em balão.

Falta só falar da jogabilidade, certo? Para quem não sabe o genêro point-and-click, que antes misturava-se muito com o adventure, é resumidamente um game onde você controla tudo apenas clicando. Clicando em objetos e personagens fazem o mundo interagir, modo com que combinando-se interações, dezenas de puzzles possam ser resolvidos e a história ser seguida.

Falando em puzzles, o jogo ainda apresenta uma infinidade de mini-games que são puzzles diferentes, como desafios de lógica e de movimentação de blocos. Ou seja, além do jogo ser um puzzlezão ele ainda contém uma infinidade surpreendente de puzzlezinhos que fará até os metidos a Dexter queimarem os miolos.

O jogo possui uma aura diferenciada, seja pela apresentação, pelas nuances de jogabilidade ou pelo modo de se contar uma história que é envolvente pela sua simplicidade. Um dos melhores games que já pus as mãos, que todo amante de quebra-cabeças, jogos ou de se divertir, deve conferir! Só não espere alienígenas, zumbis e nazistas aparecerem aqui, porque já estão todos no Call of Duty e no Medal of Honor! Já robôs aqui tem de sobra: animais, 'pessoas'... todos são robotizados, daí o nome da cidade, MACHINARIUM.
Até o próximo desafio!!!

Um comentário:

  1. Nenhum jogo point & click ganha de Monkey Island cara! Mas Machinarium é um jogo muito divertido e bonito por ser feito tudo a mão!

    Só ganha na dificuldade dos puzzles do Monkey Island, caramba meu, nunca vi puzzles tão dificeis em um jogo desse!!

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