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quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pérolas: Bioshock 2

O "Mar de Sonhos" (subtítulo original do jogo que acabou perdido no oceano do esquecimento!) é realmente um ótimo jogo, fazendo jus ao que o primeiro deixou pra trás na história dos videogames! A história se passa, praticamente, 10 anos após o primeiro: depois da queda de Adrew Ryan do poder, uma nova entidade se estabelece no 'trono' utópico da cidade submarina Dr. Lamb.

O protagonista, por sua vez, não é o mesmo "Jack" do primeiro jogo, agora você é o primeiro Big Daddy, de uma série de protótipos, que tem sua Little Sister raptada, cabe a você reencontrá-la! Basicamente é isso, sem spoilers aqui, tá mais pra sinopse!




Tal qual o primeiro jogo da série, a ambientação é nos anos 60 e tem músicas e arquitetura condizente com a época. O clima sórdido é mantido, sendo que a cidade está ainda mais em ruinas: a água invade tudo, transformando as já caóticas regiões de Rapture piores!

A crítica deste jogo orbita em torno em torno de religião e psicologia, tal qual o primeiro tinha foco em ciência, moral e política. Não que esses temas não apareçam em um e em outro.

O climão e objetos do jogo continuam iguais, tanto que o segundo título parece ser apenas uma semi-expansão do primeiro. É claro que novidades de jogabilidade são introduzidas para deixar o material de Bioshock fresco, porém é clara a reutilização de muitos elementos do primeiro título (mesmo porque não teria sentido TUDO mudar na cidade, se tudo está um caos e as pessoas insanas).

Como novidades temos:
1) Você é um Big Daddy, você tem que arrajar Little Sisters, você tem que coletar ADAM! Essencial para que você vire um verdadeiro paizão;
2) Novas armas, apesar de análogas as antigas;
3) Hackear torna-se mais dinâmico exigindo rapidez, coordenação e cabeça fria (jogo não pausa mais);
4) Algumas armas possuem munições de armadilha, muitas vezes essencial para a coleta de ADAM;
5) Modo multiplayer com troféus, que acirram disputas on-line de "eu sou o melhor" ("I choose the Impossible");
6) Alguns inimigos aqui e acolá que renovam a experiência porque você, afinal, não acostumou-se com eles, como as Big Sisters;
7) Research a base de dano, quanto mais dano a pesquisa vai mais fundo;

A história é excelente e realmente faz você refletir e querer conhecer mais do mundo a sua volta. Algo que eu acho interessante relatar é que o jogo não é tão impactante como o original, em relação a história. Porém o ciclo de Rapture aparece mais completo com a presença deste e enriquece o universo (e eventualmente a mente dos jogadores), ou seja, o motivo deste game estar em PÉROLAS é o sentido que as duas obras, ao todo, tem juntas.

É indispensável a todo gamer hardcore que realmente se importa com uma história incrível nos jogos! Assim como o primeiro, não é pra qualquer um, mas quem tiver paciência e quiser, irá extrair uma das melhores experiências de 2010, se sentirá satisfeito com que a incrível 2K conseguiu fazer de novo e terminará o jogo com uma nova visão.

Clique no tag Pérolas ou mesmo use o sistema de busca do blog para ver o comentário do primeiro jogo se tiver curiosidade.

Espero, de verdade, que vocês tentem jogar BIOSHOCK, por que vale a pena!
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Eu achei esse jogo tão legal que to jogando de novo =P!!

    Não é um daqueles jogos que você começa e fecha em alguma poucas horas, nem pode fazer isso... A história é tão profunda que se o jogador sair correndo sem prestar atenção na história ele fica perdido!

    Que venha Bioshoc: Infinite!!

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