Estamos voltando! Com cara nova e novas ideias!

Você que curte nosso Blog: leia, comente, participe e deixe sugestões! Precisamos de seu retorno para que possamos crescer e melhorar para vocês, leitores!

sábado, 30 de outubro de 2010

Pérolas: Snatcher / Policenauts

Hoje falaremos de não um, mas DOIS jogos na categoria PÉROLAS! Isso porque, ambos foram feitos por o Hideo Kojima (um especial Gênio dos Games virá ainda sobre este) e o POLICENAUTS é uma espécie de sucessor espiritual de SNATCHER.

É um sucessor espiritual pois ele resgata de seu antecessor alguns fatores como as dinâmicas de combate de pistola e o estilo point-and-click futurista. Sem falar que ambos trazem traços caracteristicos de seu criador como mulheres sensuais, violência (as vezes branda outras não), humor inusitado, relação entre outros de seus jogos e por fim uma história envolvente e cheia de reviravoltas.




SNATCHER (PC-8801/MSX2/PC Engine/Sega CD/Playstation/Sega Saturn)Produzido em 1988 e lançado em diversas plataformas desde então, esse jogo, apesar de esquecido, tem uma base sólida de fãs esperando sua continuação. A história se passa na cidade de Neo-Kobe onde uma epidemia se espalha: os chamados SNATCHERs, robôs que roubam a identidade de uma pessoa e passam a viver a sua vida. Nada se sabe sobre eles, sendo que é feita uma força para caçá-los, os J.U.N.K.E.R.s (abreviação de, basicamente, força de patrulha disfarçada de eliminação), que possuem poderes para caçá-los e destruí-los, o que ocorre apenas se tiverem provas irrefutáveis que são de fato um SNATCHER.

Contextualizado o game, você é o Gillian Seed, uma recém aquisição do JUNKER HQ, que foi indicado para o trabalho pelo governo, após ser resgatado anos antes sem memória alguma do que havia lhe ocorrido. O jogo começa de fato quando um outro JUNKER, em apuros, manda um pedido de reforços e cabe a você ajudá-lo. Alguns gostam de colocar este jogo como uma combinação entre os filmes EXTERMINADOR DO FUTURO e BLADE RUNNER, devido à algumas semelhanças encontradas no jogo.

Como dito, o jogo é um point-click e tem uma visão de primeira pessoa, sendo que em momento há uma espécie de mini-game em que você tem de atirar em seus inimigos. No Sega CD há até uma pistola para se jogar este game, para que se facilite a ação do game. Curiosidades deste título são muitas, como o robo ajudante de Gillian se chamar METAL GEAR e de haver uma localidade no jogo chamada OUTER HEAVEN, ambas relacionadas a série de espionagem de Hideo Kojima.

Um último parenteses sobre o Kojima... ele é tão visionário/doido que ele queria pôr uma quimica no disco do jogo para que, quando o disco esquentasse, fosse exalado um cheiro de sangue e pólvora do aparelho, ou seja, de cena do crime, isso para que a imersão do jogador fosse maior. É claro que a idéia inusitada não deu muito certo! Mais valeu a tentativa! =D


POLICENAUTS (PC-9821/3DO/Playstation/Sega Saturn)

Produzido em 1994, esse jogo (ao que tudo indica ser o favorito de Hideo Kojima) foi apenas lançado no Japão, nunca saindo de lá! Ou seja, quem não sabia japonês não jogava esta obra... atéeee que o pessoal do http://policenauts.net/ resolveu traduzir a versão de PSOne, o que permitiu, por exemplo, eu jogá-lo. [agradecimentos =D]A história se dá quando a humanidade dá os primeiros passos rumo aos espaço, neste momento são criados os POLICENAUTs, uma espécie de astronauta com poderes especiais, para que fosse conseguido a colonização espacial. A colônia BEYOND estava sendo feita e esse grupo especial de 5 integrantes, escolhido dentre os melhores dos melhores, estavam envolvidos com o projeto. Tudo corre bem até que Jonathan Ingram, que estava numa caminhada espacial (com aquelas roubas com mochila a jato, sabe?), sofre um acidente, perde o controle e se perde para sempre no espaço....

isso era o que todos pensaram.

Uns 20 anos depois ele é encontrado em sono induzido numa câmara criogênica (congelado) de salvamento... Perdera tudo o que tinha... A colônia estava pronta e operante, sua mulher havia casado com outro, ele (ou você ^^) acabou virando um investigador particular de casos mediocres em HOME (a Terra). Tudo ia de mal a pior até que sua ex-mulher Lorraine vai a seu escritório pedindo sua ajuda para achar seu marido desaparecido, aí sua investigação começa!

Esse game evolui a fórmula de SNATCHER, tendo uma arte em forma de anime, um cursor pra interagir com os objetos e um sistema de tiro mais desenvolvido. Tem também as suas curiosidades como por exemplo a presença de uma soldada ruiva Meryl que alega ter trabalhado anteriormente numa unidade de militar terrestre chamada FOX HOUND, outra referência a série Metal Gear. Outra é o fato de haver um cartaz do jogo em uma sala de operação do jogo METAL GEAR SOLID 2

É um jogo altamente recomendado, um dos melhores do PSOne (onde estou jogando) na minha opinião, junto com o excelente METAL GEAR SOLID!


É recomendado que quem quiser jogá-los jogue primeiro o SNATCHER (dizem que a versão do Sega CD é a melhor, e eu joguei nesta) e só depois o POLICENAUTS (no PSOne, porque tem a tradução ^^), devido às questões técnicas, não sendo confortável ao jogador jogar primeiro o mais recente para jogar o velho.


Isso encerra nosso PÉROLAS duplo ... espero que tenham gostado e que vão atrás de conhecer essas grandes obras de Hideo Kojima! Só lembrem-se que o criador adora falar muito e que se você é um dos caras mais pra ação do que para a história em si você pode perder a paciência com estes títulos, é só lembrar que no METAL GEAR SOLID 4 há cutscenes com mais de uma hora de duração! ^^ Qualquer coisa (elogio, raiva ou pergunta) postem um comentário aí em baixo!

Me desculpem a postagem enorme, gente! ^^

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Nossa... Essa foi grande hein?!


    Hehe... Mas não faz mal. Um dia eu ainda jogo esses dois jogos, pois falam muito bem deles mesmo

    ResponderExcluir
  2. Acabei hoje o POLICENAUTS e reforço o que disse: jogos recomendadíssimos!!! Pode jogar sem medo!

    Juntos dão umas 25 horas
    Snatcher ----> ~9 horas (3 atos)
    Policenauts -> ~12 horas(7 atos +Prologo+Epilogo)

    ResponderExcluir